O que é Operational Technology (OT)? 

O que é Operational Technology (OT)? 

Operational technology (OT) é o uso de hardware e software para monitorar e controlar processos físicos, dispositivos e infraestrutura. 

Sistemas de tecnologia operacional são encontrados em uma grande variedade de setores intensivos em ativos, executando uma grande variedade de tarefas que vão desde o monitoramento de infraestrutura crítica até o controle de robôs em chão de fábrica. 

Segurança de OT: Tradicionalmente, a segurança cibernética de OT não era necessária porque os sistemas de OT não estavam conectados à internet e, portanto, não estavam expostos a ameaças externas. Em geral, as redes de TI e OT são mantidas separadas, duplicando os esforços de segurança e gerando maior vulnerabilidade pois fica mais difícil acompanhar o que está acontecendo em toda a superfície de ataque. Normalmente, as redes de OT reportam-se ao diretor de operações (COO) enquanto as redes de TI reportam-se ao diretor de informações (CIO), resultando em duas equipes de segurança de rede diferentes, o que faz com que haja lacunas de proteção e dificulta o seu gerenciamento de forma eficiente. 

Convergência entre TI e OT: Basicamente, podemos diferenciar TI e OT da seguinte forma: Enquanto a operational technology (OT) controla o equipamento, a tecnologia da informação (TI) controla os dados. Especificamente, a TI se concentra em garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos sistemas e dados. 

A inovação digital requer a integração de sistemas de operational technology (OT) e tecnologia da informação (TI). Isso permite a coleta de dados de dispositivos físicos visando a melhoria da eficiência e identificação de problemas. 

No entanto, conectar uma rede de OT anteriormente isolada à internet através de uma rede de TI expõe imediatamente toda a rede de OT e seus dispositivos a ameaças. 

Importância da Segurança de OT: Embora historicamente os cibercriminosos estejam interessados em roubar dados, eles estão cada vez mais focados e desenvolvendo ataques sofisticados e destrutivos a redes de OT, pois identificam maior facilidade de sucesso devido ao seu nível de segurança inadequado. 

Cerca de 74% das organizações de OT relataram ter sofrido uma intrusão de malware nos últimos 12 meses, causando danos à produtividade, receita, confiança na marca, propriedade intelectual e segurança física.

 De acordo com uma recente pesquisa recente, 70% das organizações planejam implementar a segurança de OT no próximo ano (apenas 9% dos CISO a supervisionam atualmente), e 62% dos orçamentos de segurança de OT estão sendo aumentados. 

Posts Recentes

SUA EMPRESA PODE ESTAR VULNERÁVEL!

Receba em primeira mão nossos artigos, análises e materiais exclusivos sobre cibersegurança feitos pela Enygma.